Tire suas dúvidas abaixo

O que é Arkos?

Arkos é um projeto inovador de incentivo à leitura com o uso da tecnologia digital.

Como nasceu o Arkos?

O Arkos nasceu em 2011, inspirado em sites da Alemanha e EUA de grande sucesso que incentivam à leitura.

Quem é responsável pelo Arkos?

Três pessoas criaram a Arkos: dois professores, Odair Artmann e Bruno Kosinski e um pai de aluno, Sven Kottmann. Hoje, a equipe conta com os dois sócios professores e uma graduanda em letras, Carolina Rossini.

Por que o nome é Arkos?

Arkos vem do grego e significa poder. Estamos convencidos que educação e conhecimento representam poder, por isso escolhemos este nome.

Para quem o Arkos é pensado?

Arkos foi pensado para escolas públicas e privadas com turmas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental.

Por que os alunos a partir do 6º ano não podem participar?

Focamos no momento alunos que frequentem até o 5º ano, mas pretendemos, no futuro, incluir também livros a partir do 6º ano.

Como funciona o Arkos?

A ideia fundamental é que o aluno responda perguntas e dessa maneira ganhe pontos e outros estímulos para cada livro que lê. O aluno empresta o livro da biblioteca da escola ou pega um livro de sua biblioteca pessoal, lê o livro, entra no Arkos e responde às perguntas. Para cada resposta correta ele ganha pontos. Veja também: www.arkos.com.br/d/como-funciona

Como o Arkos incentiva a leitura?

Além de ganhar pontos para cada resposta o aluno pode ver a sua classificação na turma, pode ver quantos pontos faltam para alcançar um novo nível. Além disso, pode ganhar medalhas e adesivos. Em suma, o Arkos usa os mesmos incentivos que muitos jogos recomendados para essa faixa etária.

Quais foram os resultados do uso de Arkos nas escolas?

→ Veja: O que aconteceu nas escolas que adotaram Arkos

Qual é o papel do professor?

O professor tem um papel fundamental para o sucesso do Arkos. Além de cadastrar os alunos, distribuir os usuários e senhas, auxiliar no uso do sistema, ele é importante para manter a motivação durante todo ano letivo, ajudar alunos com problemas, propor leituras etc.

Como o Arkos ajuda o professor?

Alunos com o hábito de leitura terão muito menos problemas no seu futuro na escola e depois fora dela também. Mas além de incentivar à leitura o Arkos mostra ao professor qual é o nível de leitura de cada aluno, analisando o grau de dificuldade dos livros que cada um escolhe, bem como o seu grau de acerto no momento de responder às perguntas. Assim o professor tem uma visão rápida da situação da sua classe no que diz respeito à leitura.

Posso testar o Arkos sem compromisso antes de adquirir a assinatura?

Oferecemos por tempo limitado um período de teste de 4 semanas. Durante este período é possível usar e testar o portal sem restrições. Recomendamos efetivar o teste com pelo menos duas turmas, mas não existe limitação mínima ou máxima de alunos.

Eu sou professor, como posso participar do Arkos com minha turma?

Faça sua inscrição no link www.arkos.com.br/participe e começa a testar Arkos sem compromisso.

Eu sou diretor de uma escola. Como posso participar do Arkos?

Faça sua inscrição no link www.arkos.com.br/participe e começa a testar Arkos sem compromisso.

Eu sou aluno, como posso participar do Arkos?

Alunos não podem se inscrever diretamente no Arkos. Por favor, peça ao seu professor para inscrever a sua turma. Você pode também pedir aos seus pais para que façam a sua inscrição.

Como posso ver para quais livros já têm perguntas no Arkos?

Mesmo não tendo ainda um usuário com senha é possível acessar o catálogo de livros com perguntas do Arkos no site. Os alunos também podem consultar esta lista antes de emprestar um livro da biblioteca. Fica com certeza mais prático para os alunos, separar ou marcar os livros da biblioteca que já existem no Arkos. Atualmente temos mais de 7.000 livros registrados.

Falta um livro no Arkos que eu acho importante. O que devo fazer?

Queremos saber de quais livros vocês sentem falta. Mandem informações sobre este livro que está faltando para Arkos@arkos.com.br. Futuramente implementaremos uma função para informar a falta de um livro no próprio site.

Quem elaborou as perguntas sobre os livros registrados?

As perguntas foram elaboradas, corrigidas e revisados por professores do ensino fundamental.

As perguntas podem ter erros?

Fizemos um grande esforço para reduzir possíveis erros, mas, mesmo assim, nessa fase ainda podem existir alguns erros.

O que devo fazer quando encontro um erro?

No próprio sistema existe a possibilidade de mandar comentários a serem aperfeiçoados ou pode-se também mandar um e-mail com o nome do livro e a descrição do problema para Arkos@arkos.com.br. Essa ferramenta nos é especialmente importante. Queremos através dela estimular o espírito colaborativo e cooperativo. Para essas importantes finalidades em breve novas ferramentas virão.

Posso fazer quizzes também?

Sim, é possível que usuários - alunos ou professores – realizem quizzes para o portal. Para receber mais informações, solicite via e-mail: arkos@arkos.com.br"

O site Arkos pode ter problemas?

Testamos o site continuamente, mas não podemos excluir a possibilidade de ainda ter um ou outro problema de operação. Se você acha que o site não funciona como deveria, mande um e-mail com a descrição, data e hora do problema para Arkos@arkos.com.br.

Posso mandar ideias e sugestões para vocês?

Novas ideias nos são preciosas e muito bem vindas. Muitas funcionalidades do site nasceram justamente de ideias de seus usuários. Mande-as para Arkos@arkos.com.br.

Não achou a resposta para sua dúvida aqui? → Entre em Contato

Veja a seguir: Benefícios